- Área: 900 m²
-
Fotografias:Simón García
-
Fabricantes: ULMA Architectural Solutions
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está situado no centro histórico de Roses, na primeira linha do mar, onde antigamente encontrava-se Ca l'Anita. Destaca-se do lugar as vistas abertas para o passeio marítimo e o mar, em contraste com as ruas estreitas perpendiculares ao passeio.
O volume do edifício se vê como um corpo maciço, com um espaço aberto no térreo, que oxigena a rua San Isidre, assim como conduz as vistas para o mar. Este espaço abriga o acesso do edifício.
Os pavimentos do edifício são distribuídos em duas partes: a dos espaços comuns, longitudinal em todo o edifício, que reparte a circulação entre todos os espaços, e com grandes aberturas e vistas para o mar, e a outra parte de salas de aula, com aberturas numa escala mais próxima da presente no centro histórico, respeitando o entorno e protegendo a privacidade das salas de aula e os edifícios vizinhos.
A fachada ventilada é feita com placas perfuradas que formam o mesmo desenho geométrico do mosaico original que cobria o piso da antiga casa cedida à Prefeitura a favor da população. Com a colocação das placas que revestem as duas fachadas visíveis do edifício, queremos colocar toda a ênfase no passado da implantação onde está sendo construído o novo edifício e testemunhar a anterior existência do popular Estanque da ponta de Anita.
Durante o processo projetual e de construção foram potencializados os aspectos energéticos e meio-ambientais do edifício, que segue os parâmetros da certificação LEED, sendo um dos primeiros equipamentos culturais na Espanha neste processo.